top of page
Foto do escritorgugamalta

Key Biscayne Lighthouse




Visitamos o lindíssimo Cape Florida Lighthouse ou Key Biscayne Lighthouse, localizado em Key Biscayne pertinho de Miami.


Este incrível farol de 1847 foi construído todo em Tijolo sob recifes de corais, tem forma cilíndrica cônica em cor branca e lanterna preta, medindo 29 metros. Ele guiou os navegadores ao largo dos Corais da Florida, que começa aqui em Key Biscayne e se estende para o sul ate Key West.



Arquivo da Biblioteca Nacional Americana


Na verdade o farol que hoje existe no local é o segundo, substituindo um outro que foi construído em 1825 e que esconde uma historia incrível.


Quando a segunda guerra com índios Seminoles começou (Segunda Guerra Seminole) em 1835, os Seminoles atacaram os poucos colonos europeus - americanos no sul da Flórida.

Em 23 de julho de 1836, Thompson (Assistente de Guarda) e Carter (Auxiliar Afro Americano) chegaram à torre do farol; Mais tarde, Thompson contou que sentiu bolas de rifle passarem por suas roupas e chapéu, um bando de Seminoles estavam atacando o farol.

Os Indios agarraram a porta logo depois que Thompson girou a chave para trancá-la. Ele, das janelas superiores da torre trocou fogo de fuzil com os seminoles pelo resto do dia, mas, depois de escurecer, os atacantes aproximaram-se da torre, ateando fogo à porta e a uma janela com tábuas no nível do solo. Bolas de espingarda haviam penetrado nos tanques no fundo da torre, que continha 225 galões de óleo para a luz, e o óleo pegou fogo. As roupas de Thompson tinham sido encharcadas com óleo, e ele e Carter recuaram para o topo da torre, pegando um barril de pólvora, bolas e um rifle com eles.


O fogo que incendiava o interior era tão forte que Thompson e Carter tiveram que deixar a área da lanterna no topo e deitar-se na plataforma da torre que corria ao redor do lado de fora da lanterna. As roupas de Thompson estavam queimando, e tanto ele quanto Carter tinham sido feridos pelos disparos dos rifles dos Seminoles. A lente do farol e as vidraças da lanterna se espatifaram com o calor. Claro que ele ia morrer e querendo um final rápido, Thompson jogou o barril de pólvora no interior da torre. O barril explodiu, mas não derrubou a torre. Isso amorteceu o fogo brevemente, mas as chamas logo retornaram tão ferozes como antes de morrer. Thompson descobriu que Carter havia morrido de suas feridas e do incêndio.


No dia seguinte, Thompson viu os Seminoles pilhando e queimando os outros edifícios na estação do farol. Eles aparentemente pensaram que Thompson estava morto, já que eles pararam de atirar nele.


Depois que os Seminoles foram embora, Thompson ficou preso no alto da torre. Ele tinha três bolas de fuzil em cada pé e a escadaria da torre tinha sido queimada, impossibilitando que ele descesse.

Mais tarde naquele dia ele viu um navio se aproximando. A Marinha dos Estados Unidos tinha ouvido a explosão do barril de pólvora de doze milhas (19 km ou 22 km) de distância e tinha vindo para investigar. Os homens do navio ficaram surpresos ao encontrar Thompson vivo.


Incapaz de tira-lo da torre, eles voltaram para o navio durante a noite. No dia seguinte, os homens do navio lema retornou, junto com homens da escuna Pee Dee. Eles dispararam uma vareta amarrada a uma pequena linha até Thompson, e a usaram para puxar uma corda forte o suficiente para levantar dois homens até o topo, que poderiam abater o ferido. Thompson foi levado primeiro a Key West e depois a Charleston, Carolina do Sul, para se recuperar de suas feridas. O Cape Florida Light foi extinto de 1836 a 1846.


E ai com isso, veio o surgimento da segunda e atual torre em 1847, com uma residência de Guardião replica que serve de museu e com isso dar aos visitantes uma noção da Historia Marítima Americana. Hoje o farol pertence ao Departamento de Proteção Ambiental da Florida.

Em 2004, foi instalado um sinal no parque, para comemorar a fuga de centenas de escravos e Seminoles negros para as Bahamas.


Cape Florida Lighthouse - By Guga Malta

Cape Florida Lighthouse - By Guga Malta

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page